quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

A realidade como paradoxo visual

Cada vez gosto mais de fotografia. Fotografia sem recurso a manipulações digitais, sem grandes efeitos, despojada, mas com conteúdo e forma estética. Fotografia simples do quotidiano, mas com ideias criativas para revelar. É isso, e muito mais, a arte fotográfica do espanhol Chema Madoz, que um dia deitou para trás o emprego que odiava (bancário) e lançou-se a explorar, qual Magrite ou Duchamp, os paradoxos visuais que a realidade quotidiana esconde.
As imagens criadas por Chema Madoz mostram novas dimensões de objectos banais, através do absurdo, do humor, da ironia, da metáfora e do paradoxo. Chema utiliza objectos banais e retira-lhes o sentido original com associações inesperadas, sempre a preto e branco ou tons de sépia, recurso que outorga às suas fotografias um efeito visual desarmante mas muito sugestivo. O próprio fotógrafo - que ganhou em 2000 o Prémio Nacional de Fotografia - explica: "As minhas obras bebem de muitas fontes - da pintura, da escultura, do cinema, da publicidade... de correntes como o dadaísmo, o surrealismo, a arte conceptual ou até certos trabalhos de minimalistas. No meu trabalho fotográfico existem códigos reconhecidos, mas eu falseio a realidade dando-lhe novas interpretações através de novas linguagens visuais."
Eis alguns exemplos:






Site oficial de Chema Madoz

9 comentários:

Filipe Machado disse...

Sublime... Visão artística ao rubro!

Anónimo disse...

O link para o site dele está mal feito. ;) De resto, gostei muito do que vi, vou explorar o resto do trabalho dele.

Unknown disse...

Já corrigi o link.

::Andre:: disse...

Muito interessante...

Filipa Júlio disse...

vi uma exposição magnífica dele na fundação telefonica, em madrid, há uns anos. fiquei absolutamente rendida. criatividade sem limites.
:)

F disse...

Muito bom!

Anónimo disse...

Adorei, grande criatividade!

jmdromba disse...

Oriundo do Dadaismo, chama-se a este tipo de arte, ou a este tipo de objectos; o Ready-made. Utilizar objectos como uso banal, alterando o significado e dando-lhe uma leitura artistica!
Gosto deste blog. vou seguir de perto!

Unknown disse...

Sim, eu conheço bem o conceito de ready-made inventado por Marcel Duchamp, artista que já falei aqui por diversas vezes. Acontece que não utilzei o termo para estas fotografias por achar um pouco arriscado. Não sei até que ponto houve intenção estética por parte de Chema Madoz de fazer ready-mades...