quinta-feira, 9 de outubro de 2008

"Nunca li nada dele"

Apesar do título do meu blogue ser "O Homem Que Sabia Demasiado" - que é apenas uma referência ao filme homónimo de Hitchcock - por vezes os amigos brincam comigo porque julgam que foi escolhido por eu ter a pretensão de... "saber demasiado". Quem me conhece sabe que tenho a humildade suficiente para assumir a ignorância em muitos assuntos. E quando não domino minimamente uma matéria, nem me atrevo a pronunciar-me sobre ela. A isso se chamaria presunção intelectual, doença de que não padeço, graças a Deus (ou aos meus pais, que souberam dar-me uma educação assente na humildade e na preserverança).
Vem isto a propósito do prémio Nobel da Literatura ter sido atribuído ao escritor francês Jean-Marie Gustave Le Clézio. No que me toca, confesso que desconhecia a existência do escritor, pelo que não ouso comentar a justiça da sua eleição. O curioso é que na grande maioria de blogues, sites e jornais online que li sobre o novo Nobel da Literatura, a maioria dos comentadores - alguns escritores e intelectuais - começam sempre o comentário com a afirmação: "nunca li nada dele". A mim esta afirmação soa-me mais a isto: "eu-não-faço-ideia-quem-raio-é-este-Le-Clézio-nem-sei-o-que-escreveu-mas-sempre-faço-melhor-figura-se-disser-que-nunca-li-nada-dele-porque-nunca-me-apeteceu-do-que-assumir-a-minha-ignorância-total-em-relação-ao-seu-verdadeiro-lugar-na-literatura-europeia".

4 comentários:

Ana Cristina Leonardo disse...

não sabes o que perdes... lê lá o Êxtase Material ou o Índio Branco ou o Processo de Adão Pollo
(o primeiro não está traduzido...)

Tonio da Cibertasca disse...

eu também não li, mas o professor diz que é extraordinário... ele vai me emprestar um que ele tem em língua portuguesa.

manuel a. domingos disse...

não é bem assim:

embora eu não seja um intelectual, posso dizer que nunca li nada dele mas que conheço o autor. Surpresa em relação ao Nobel: muita!

Unknown disse...

Ana Cristina: irei seguir essas sugestões.
VA