segunda-feira, 20 de outubro de 2008

"W." em horário nobre


Uma notícia sobre cinema a meio do Jornal da Noite (SIC)?! Pois foi o que aconteceu precisamente às 20h30 de hoje: o jornalista Rodrigues Guedes de Carvalho tinha acabado de noticiar qualquer coisa sobre a crise económica mundial quando apresentou uma peça sobre a estreia, em Portugal esta semana, do filme "W." de Oliver Stone. Claro que a conjuntura informativa internacional ajuda a esta inserção cinematográfica pelo meio do noticiário (eleições americanas, crise financeira), mas é um facto que não deixa de ser surpreendente. É que nós, os espectadores, mais ou menos cinéfilos, sempre estivemos habituados a ver notícias sobre filmes (mesmo os mais comerciais) como matéria informativa arredada lá para os confins dos alinhamentos das televisões (secção entretenimento).
Agora a propósito do filme, trata-se da terceira incursão directa de Oliver Stone na vida privada e política de presidentes da América, depois de dois sublimes filmes sobre John F. Kennedy e Richard Nixon. As críticas devastadoras que Stone faz à administração de George W. Bush têm embaraçado alguns poderes instituídos, e não apenas o norte-americano, uma vez que até o italiano Silvio Berlusconi reagiu ao filme proibindo-o de exibição no recente Festival de Cinema de Roma - Berlusconi "vetou" a abertura do festival com o filme de Stone. Manifestações interessantes de democracia, portanto.
Ao que parece, Josh Brolin, magnífico actor que se revelou em "No Country For Old Man" e "American Gangster", tem uma excelente performance em "W." na pele de George Bush. Curioso é saber que a primeira escolha de Oliver Stone para interpretar Bush foi o actor Christian Bale, que recentemente encarnou Batman. Terá Stone vislumbrado alguma analogia metafórica entre as duas figuras?

Sem comentários: