quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Música velha para geração nova?


aqui tinha chamado a atenção para o facto de haver uma tendência jornalística, nos últimos tempos, das revistas de música terem na capa figuras musicais de décadas passadas. Algumas já há muito desaparecidas, como os Queen. A única revista de música nacional, a Blitz, tinha na capa do número de Outubro os Beatles e volta a colocar na capa da edição de Novembro, uma banda em actividade há 30 anos: AC/DC. Não que eu tenha alguma coisa contra os dinossauros do rock internacional (já tenho contra fenómenos revivalistas e por acaso odeio os AC/DC), a questão é saber que fenómeno é este em que as revistas optam por recuperar velhas lendas musicais em detrimento dos novos valores (à excepção de Amy Winehouse, que já foi capa da Blitz duas ou três vezes). São opções editoriais legítimas, é certo, mas estarão os leitores da imprensa musical (passa-se o mesmo com a imprensa estrangeira) assim tão velhos? Ou é para dizer às novas gerações: "reparem, estas bandas com 30 ou 40 anos é que continuam a dar cartas hoje!".

5 comentários:

Ivo disse...

penso que é porque só apostam em valores seguros para a capa para chamar a atencão, e preferem por uma banda antiga (que já tem de certeza uma legião de fãs) do que arriscar na 'new favourite band'.

De bandas/artistas recentes para alem da amy winehouse, acho que só puseram os radiohead e os coldplay que são os que reunem maior consenso actualmente, no panorama indie e mainstream respectivamente.

Sérgio Currais disse...

Qualquer dia ainda põem os Delfins…

::Andre:: disse...

A própria Premiere mete sempre na capa uma Angelina Jolie com um decote vistoso ou um Brad Pitt e tal.. As capas vendem e eu noto isso na própria Rock-A-Rolla que é uma revista para minorias. A diferença é que Blitzs, Uncuts e afins são uma seca, não têm nada que se aproveite.

Anónimo disse...

Tambem acho que se há "coisa" que não tem idade, essa é a música! :-|

Abraço!

Jorge Silva disse...

Por acaso já tinha reparado nessa tendência nas capas da revista Blitz.

Valha nos pelo menos 2 boas capas. Uma com Joy Division e outra (recente) com os The Cure.